Abaixo, uma sequência de lugares para quem pesquisa genealogia catarinense do litoral norte.

São Francisco do Sul -virada do século XIX para o XX(do prof. Ricardo Costa de Oliveira, disponível no livro “Homens Bons Meridionais”. A trajetória da família Gomes Galhardo de Oliveira nas terras do Rio de São Francisco do Sul.)  

Conheça também….


Anúncios

Lista de Cidades Catarinenses

Lista de inicio de registros de livros nas cidades catarinenses.

A região entre o Rio Itapocu e o Rio Camboriú, até 1824, era atendida pela capela de São João de Itapocoróipor esta capela curada (capela onde residia um cura). Em 1824, foi criado o Curato do Santíssimo Sacramento de Itajaí, que passou atender desde o Rio Camboriú até o Rio Gravatá. Do Rio Gravatá até o Rio Itapocu, ficou com o Curato de São João Batista de Itapocorói, depois abrangido pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, de criação posterior.  

Gravura da Vila de Itajaí no século XIX(Arquivo Histórico de Itajaí) 

Para quem quiser, como eu, passar horas e horas lendo e transcrevendo  os “difíceis” registros eclesiáticos (borrados, apagados, manchados, rasgados, incompletos, muitos em latim, outros em espanhol), clique aqui: Family Search – registros eclesiásticos. Outra opção, é a visita pessoal às Cúrias Diocesanas, onde os originais estão depositados. O Arquivo Histórico Eclesiástico da Arquidiocese de Florianópolis tem uma agenda para pesquisadores. Boas pesquisas! 

Genealogia… útimas noticias…